No dia 3 de dezembro de 2025, o Kremlin afirmou que as negociações sobre um possível acordo de paz para a Ucrânia estão acontecendo exclusivamente entre Rússia e Estados Unidos. Segundo o assessor presidencial Yuri Ushakov, a comunicação está ocorrendo somente entre Washington e Moscou, apesar de Vladimir Putin seguir disposto a dialogar com líderes europeus. Isso ocorreu após uma reunião realizada nessa terça-feira (2/12), em Moscou, entre Putin e os enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner, que durou quase cinco horas e foi classificada como “francamente construtiva”.

A reunião foi um momento importante na sequência das conversas entre as duas partes para encontrar uma resolução para o conflito ucraniano. A delegação russa expressou abertamente suas opiniões sobre o plano de paz e os quatro documentos adicionais entregues pelos EUA. O assessor, Yuri Ushakov, descreveu o encontro como “útil e construtivo” e afirmou que “os contatos continuarão”. Entre os pontos centrais discutidos, está a possível renúncia da Ucrânia à entrada na Otan, um tema considerado sensível por Moscou. O reconhecimento internacional do controle russo sobre áreas ocupadas também fez parte da pauta.

Os EUA demonstraram disposição para trabalhar em uma solução de longo prazo, apesar de os detalhes da discussão serem mantidos em sigilo, de acordo com Ushakov. “Não posso falar sobre os detalhes porque concordamos que nem nós, nem os americanos comentaremos especificamente sobre o que discutimos ou como”, afirmou o assessor. O ambiente das negociações foi considerado construtivo, e os americanos estão preparados para fazer todos os esforços para alcançar uma solução que esteja alinhada com os objetivos da Rússia. O fato de Putin estar disposto a dialogar com líderes europeus não foi excluído, mas as discussões sobre o conflito ucraniano estão se concentrando nas suas negociações diretas com os EUA.

A resolução do conflito ucraniano é um tema crucial que tem implicações significativas nas relações internacionais, incluindo a segurança e a estabilidade na região. As negociações entre a Rússia e os EUA são uma nova tentativa de encontrar uma solução para o conflito, após uma série de conversas anteriores que não levaram a um acordo significativo. As consequências práticas de um acordo de paz podem variar, desde a redução da tensão ao aumento da cooperação entre as partes envolvidas.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa