Juventude e Bahia empataram por 1 a 1 no Alfredo Jaconi na noite desta sexta-feira, fechando a 36ª rodada da Série A 2025. O resultado manteve o time gaúcho na 19ª colocação, com 34 pontos, e ainda dependendo de tropeços de Vitória e Santos para escapar do rebaixamento na rodada final. Do outro lado, o Esquadrão chegou aos 57, garantiu matematicamente a vaga na Libertadores 2026 e segue firme no pelotão que vai da 6ª à 8ª posição, onde ainda pode terminar a competição.

O jogo foi decidido no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Ademir aproveitou cruzamento rápido pela direita e cabeceou no canto de Busatto, abrindo o placar para o Bahia. O Juventude respondeu aos 38: Taliari recebeu na entrada da área, cortou para o pé direito e bateu cruzado, sem chances para Marcos Felipe. No complemento, poucas emoções: o tricolor administrava a vantagem mínima no placar e o Jaconero, mesmo precisando da vitória, encontrou dificuldades para furar a retranca adversária, finalizando apenas quatro vezes, duas delas no gol. O Bahia, mais conservador, deu espaços, mas arriscou apenas três finalizações, todas bloqueadas pela zaga.

O ponto conquistado não tira o Juventude da zona de descenso. Com 34 pontos, a equipe de Caxias do Sul está a dois de Santos e Vitória, que têm 36 e ainda jogam na rodada. A missão do time de Fábio Matias será vencer o Corinthians em Itaquera na próxima quarta-feira e torcer por tropeços diretos: empate do Vitória contra o Criciúma ou do Santos diante do Fluminense já deixa o Jaconero dependendo apenas de saldo de gols. O clube ainda tem acesso ao número de 37 ou 38 pontos, patamar que, historicamente, tem sido suficiente para fugir do Z-4 nas últimas edições do Brasileirão.

O Bahia, por sua vez, cumpriu a obrigação de garantir a vaga na Libertadores 2026. Com 57 pontos, o time de Rogerio Ceni não consegue mais ser alcançado pelo 9º colocado, faltando duas rodadas para o fim. Ainda pode terminar entre os seis primeiros – dependendo de combinações – e encara o Athletico-PR na Arena da Baixada na terça que vem, enquanto o Juventude fará sua decisão contra o Corinthians, em São Paulo.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa